quinta-feira, 28 de junho de 2007

Atucanado - Crônicas de uma Habilitação

Impressionante como a ordem dos fatores pode alterar o resultado...

A prova de direção seria na quarta-feira passada (dia 20/07), mas o CFC não me avisou de uma pequena taxa que eu teria que pagar e então só pude fazer a prova dia nessa quarta (27/07). Isso gerou uma semana sem encostar num carro, e pra quem nunca dirigiu antes da auto-escola, é Factivelmente Orientado a Diminuição do Acerto (F.O.D.A).

Uma semana depois, fui fazer a prova prática na auto-escola. Dia chuvoso, fui alertado de que deveria ligar os faróis. Beleza... se eu lembrasse onde era (nenhuma aula eu tive de ligar, já que o carro é passado pelo instrutor pois ele tem que sair dirigindo de dentro da PUC, onde faço aula de habilitação)... fiquei algum tempo apreensivo, mas conversando com o resto do pessoal que faria a prova lembrei sem problemas onde era.

Chega minha vez... Já estava calmo novamente, até abrir a porta do carro e ver que o banco parecia beeeem mais pra frente do que eu estava habituado. Preocupei de novo, já que nunca ajustei o banco (o instrutor tem a minha altura, então do jeito que ele me entregava o carro, ficava)... Tirei o casaco, arrumei minhas coisas, e pensei : Nada que em 15 segundos de procura da alavanca correta não seja resolvido.

Sentei, comecei a procurar...

Lado esquerdo, tem uma alavanca... quase fui ejetado, mas não era essa...
Lado direito, tem um troço de girar... quase fiquei deitado (reclinava o banco) mas não era...
Embaixo do banco... passei a mão. Achei o extintor... imaginei que então não seria ali... Ledo engano, e eu só saberia minutos depois.

Como estava demorando, avaliador me apressa do lado de fora, então o pânico me acomete... Ajusto rapidamente os espelhos, confiro o painel e começo a baliza.

Entrada perfeita... saída nem tanto. Estava habituado a fazer baliza em ruas planas (portanto usava, e nessa, as calçadas estavam num nível levemente mais baixo. Percebi isso quando o carro morreu! Não deu tempo de apertar a embreagem.

OK, liguei o carro de novo e terminei a garagem. o avaliador entra no carro, diz pra começarmos o percurso e puxa o cinto de segurança. Ops... o cinto... quando ele me atucanou no inicio, esqueci de colocar o maldito cinto... básico... (outra coisa é que, como a baliza era após o percurso, nunca olhei se eu tava com cinto, pois o percurso sempre fiz com cinto...)

Resultado : Com o falecimento do carro na baliza, nem saí pro percurso...

Agora vou ter que tentar de novo daqui 3 semanas... Podem me enganar uma vez, mas não duas vezes...

Essa história continua...

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br